O paradigma ´Jornalismo Digital em Base de Dados´: modos de narrar, formatos e visualização para conteúdos

Autores

  • Suzana Oliveira Barbosa Universidade Federal da Bahia
  • Vitor Torres Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Jornalismo, Jornalismo Digital em Base de Dados, Cibercultura

Resumo

Neste artigo, retomamos formulações anteriores acerca do Paradigma Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) no jornalismo contemporâneo para refletir sobre sua preponderância crescente, apontando extensões para o modelo. Uma das mais visíveis e sobre a qual nos centramos é o que se vem chamando Jornalismo Guiado por Dados, considerada aqui como uma das vertentes do JDBD, pois está no escopo de abrangência do seu conceito. A partir do referencial teórico e do mapeamento de exemplos empíricos, inferimos que as novas extensões do JDBD materializam, principalmente, modos de narrar, de compor as peças informativas, de formatos variados para os conteúdos, bem como para apresentação das informações jornalísticas. Assim, é possível indicar a conformação de hipernarrativas ou narrativas interativas dinâmicas, de cariz complexo, também afinadas com o que se denomina estética base de dados.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suzana Oliveira Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2007). Pós-doutora pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (2008). Professora do Departamento de Comunicação e PósCOM, da Universidade Federal da Bahia. Em 2005, fez estágio doutoral no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom), da Universidade da Beira Interior (Portugal). É autora do livro "Jornalismo digital de terceira geração" (Livros LabCom, 2007), de diversos artigos e capítulos de livro sobre a temática do jornalismo digital, jornalismo digital em base de dados e sobre convergência jornalística, publicados em periódicos e em coletâneas nacionais e internacionais. Coordena o Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (PPP Nº0060/FAPESB/CNPq).

Vitor Torres, Universidade Federal da Bahia

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, linha de Cibercultura, da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2013-01-04

Edição

Seção

Artigos | Articles