<b>Especulações sobre o código genético do cinema - sem cortes </b>
Resumo
Além de apresentar o cinema do cineasta russo Aleksándr Sokúrov como uma obra espiritualista da era pré-glasnost, os ensaios do livro traçam um panorama das características estéticas de um cinema que revela, ao questionar, um conceito de montagem diferente daquele praticado pela geração da escola da montagem, fundado, sobretudo, na composição. Esse é o assunto fundamental analisado nessa resenha. Palavras-chave composição, cinema-pintura, plano-seqüência, montagem Abstract Alexander Sokurov´s cinema is usually understood as a typical manifestation of the spiritualistic reflection of the pre-glasnost era. The essays of this book design a different approach by showing a specific notion of montage, far from that one praticized by montage school. In Sokurov’s films montage is composition. This is the main subject discussed in this review. Key words composition, picture-film, sequence long shot, montageMetrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2007-02-22
Edição
Seção
Resenhas | Reviews
Licença
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.