<b>Do Desenho ao Design: um percurso semiótico?</b>
Resumo
Estudo do confronto entre as características do desenho industrial como linguagem e sua possível semiose no percurso que o leva a atingir o design como dimensão cognitiva que qualifica o desenho e o designer transformando-os em manifestações que interferem na dinâmica cultural do mundo urbano industrial e pós-industrial. Nesse confronto, estuda-se a ambigüidade que se pode encontrar entre estudos que utilizam a semiótica como lógica da linguagem inerente aos processos de semiose ou aqueles que a consideram um método aplicativo linear e útil í prática do projeto. Procura-se, portanto, estudar duas questões: trata-se de uma semiótica aplicada ao design ou de uma semiótica do design? Palavras-chave design, conhecimento, informação, semiótica, comunicação, desenho industrial Abstract This paper attempts at showing the confront between the characteristics of industrial design as a language and its possible semiosis that leads it to reach the design as a cognitive process. This semiosis qualifies both the drawing and the designer as cultural interferences in an industrial and postindustrial world. In this confront we examine the ambiguity that may be found between studies that makes use of semiotics as logic of the language inherent to the processes of semiosis, and those which consider it a linear applicative method, useful to the practice of the project. Thus, we aim considering two issues: is it a semiotics applied to the design or else a semiotics of the design? Key words design, knowledge, information, semiotic,communication, industrial designMetrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2007-02-23
Edição
Seção
Dossiê | Dossier
Licença
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.