<b>Semiótica e comunicação</b>
Resumo
Alguns pesquisadores do campo da Comunicação têm afirmado que seu objeto são os meios de comunicação de massa e que esse objeto exige a elaboração de teorias específicas para seu tratamento. Por isso, a Semiótica não poderia ser usada nos estudos de comunicação. Este trabalho pretende mostrar que apenas uma teoria da significação pode explicar rigorosamente a questão do produtor coletivo dos objetos dos meios de comunicação de massas, bem como o papel exercido pelo enunciatário na produção discursiva das mídias. Palavras-chave enunciação, enunciador, enunciatário, ethos, pathos Abstract Some researchers from the field of communication have stated that their objects of study are the means for mass communication, and purported that those objects demand the elaboration of specific theories for their treatment. Therefore, Semiotics should be banished from that field of studies. In this paper, however, I intend to show that it is only through a theory of signification that we can thoroughly explain: (i) the matter of the collective production of the objects of mass communication, and (ii) the role played by the enunciatee in the mass media’s discourse production. Key words enunciation, enunciator; enunciatee, ethos, pathosMetrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2007-02-23
Edição
Seção
Dossiê | Dossier
Licença
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.