<b>Flagrantes delitos e retratos</b>

Autores

  • Eric Landowski

Resumo

Ao lado de beldades em poses estudadas, figuras caracterí­sticas da retórica publicitária, aparece na imprensa outro regime de encenação do corpo: imagens articuladas ao conteúdo da informação, cenas ao vivo e retratos de personalidades polí­ticas. O que constitui a unidade do “discurso público” mais abrangente que, conforme a hipótese central desse estudo, englobaria ambos os regimes iconográficos apesar de tudo o que os opõe à primeira vista? Para empreender essa indagação, destacam-se aqui quatro dimensões especí­ficas do retrato (mimética, hermenêutica, cosmética e estética) e analisam- se suas relações no plano da fotografia polí­tica de imprensa como componente da estratégia discursiva midiática global. Palavras-chave retrato, comunicação polí­tica, imprensa, publicidade, imagem, iconografia, fotografia, corpo, semiótica Abstract From one page (or even from one column) to another in the same issue, most newspapers display very different modes of featuring the physical appearance of the persons. Alongside advertisements, in which images of anonymous bodies seized in provocative attitudes are offered to our contemplation, information pages show us images of recognizable personalities involved in day-to-day affairs and portraits of political actors. How to understand the coexistence of these iconographic regimes, apparently so strongly opposed? In order to propose an interpretation, this study distinguishes four principal dimensions of the portrait (mimetic, hermeneutic, cosmetic and esthetic) and analyses how they combine in political photographs considered as one of the elements of global mediatic strategies. Key words portrait, political communication, press, advertisement, image, iconography, photography, body, semiotics

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Publicado

2007-02-23

Edição

Seção

Dossiê | Dossier