<b>Clube da Luta: fábula anarquista pós-moderna sobre a dialética entre a civilização e a barbárie </b>

Autores

  • Gláucia Costa de Castro Pimentel

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir o filme Clube da Luta entendendo-o como um manifesto político. A obra, ao tematizar o mundo do trabalho e do consumo nos dias atuais, explora o universo da violência como campo de fuga possível. Conceitos como civilização e barbárie e suas formas de inscrição sobre o corpo apresentam-se como vias de acesso para a leitura da obra, problematizando a construção de subjetividades contemporâneas. Parte-se da perspectiva de que democracia e seus controles acabam por produzir subjetividades esquizofrênicas como reflexo do projeto social considerado civilizatório. Com o fim do lastro ético aristotélico (a polis como fim último de todo projeto organizacional), considera-se a produção de forças em descontrole rumo ao caos tratada no filme como saída possível, não como tragédia ou farsa, mas como possibilidade de inominável vigor. Palavras-chave: cinema e política; civilização e barbárie; conflito; globalização e trabalho Abstract: Fight Club: an anarchic post-modern fable about the dialectics between civilization and barbarism — This paper discusses the movie Fight Club, which is seen as a political manifesto. By theming today’s world of work and consumerism, the movie explores the universe of violence as a possible escape route. Concepts such as civilization and barbarism and their forms of inscription on the body offer routes of access for interpreting the work, questioning the construction of contemporaneous subjectivities. We start from the premise that democracy and its controls end up by producing schizophrenic subjectivities as a reflection of the social project that is seen as civilizing. Devoid of the ballast of Aristotelian ethics (the polis — or sense of community — as the ultimate purpose of every organizational project), we consider the production of uncontrolled forces heading toward chaos, as depicted in the movie, as a possible way out, not as a tragedy or farce but as a possibility of actions of indescribable vigor. Keywords: cinema and politics; civilization and barbarism; conflict; globalization and work

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2007-09-13

Edição

Seção

Dossiê | Dossier