<b>Publicidade visual: uma proposta de percurso analítico da imagem persuasiva</b>

Autores

  • Sandra Souza
  • Christiane Santarelli

Resumo

Desde seu estabelecimento como ciência, a Semiótica tem-se utilizado da publicidade como corpus de análise, elucidando as relações entre imagem e palavra na persuasão dos consumidores. Uma tendência recente é a publicidade visual, na qual os argumentos persuasivos baseiam-se fundamentalmente no discurso e na retórica da imagem. No presente artigo, apresentaremos uma análise da campanha da Fórum Jeans intitulada “Ajude a limpar o Brasil” por meio de um modelo híbrido de leitura do manifesto publicitário. Nosso objetivo é contribuir para o entendimento do processo persuasivo da imagem publicitária, em um percurso analítico que vai da percepção dos elementos expressivos da mensagem até a interpretação da ação pretendida pelo anunciante. Palavras-chave: publicidade; comunicação impressa; semiótica visual; imagem Abstract Visual advertising: proposal of analysis of persuasive image – Since its establishment as a science, Semiotics has used advertising as its analysis corpus, elucidating the relation between images and text in persuading the consumer. A recent trend is visual advertising, in which persuasive arguments are founded basically on the discourse and rhetoric of images. In this article, we analyze a campaign by Forum Jeans dubbed “Help clean Brazil”, using a hybrid model of advertising manifesto reading. Our goal is to contribute to the understanding of the persuasive process involved in the advertising image, in an analytical course that ranges from the perception of the expressive elements in the message to the interpretation of the action intended by the advertiser. Keywords: advertising; printed communications; visual semiotics; images

Metrics

PDF views
1,864
Jan 2008Jul 2008Jan 2009Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026308
|

Downloads

Publicado

2007-09-28

Edição

Seção

Artigos | Articles