Tensões entre a política e a estética na cibercultura

Autores

  • Silvana Barbosa Macêdo Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Artes, Departamento de Artes Visuais
  • Diana Maria Gallicchio Domingues Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Brasil

Palavras-chave:

cyberculture, interactive installation, aesthetics versus politics

Resumo

Este texto aborda tensões entre aspectos políticos e estéticos da cibercultura. Primeiramente, discute-se as aspirações utópicas iniciais em torno da internet como um instrumento democrático que motivou a produção de artistas da net.art e posteriormente grupos associados ao movimento antiglobalização e ciberfeminismo. Estes grupos se concentraram no uso da tecnologia para mobilizar ações e discussões sobre o impacto da cultura digital na vida de comunidades marginalizadas, questionando o papel da internet na economia global de mercado, articulando formas de resistência ao neoliberalismo. Em seguida, examinamos produções artísticas de caráter mais lírico, ligadas à instalação interativa. Ao examinar separadamente os aspectos políticos e estéticos nas diversas manifestações da cibercultura, encontramos facilidade em identificar grupos com tendência maior ao ativismo político ou ao desenvolvimento de obras ligadas à percepção sensorial, mas concluímos que uma divisão rígida de posicionamento “estético” versus “político” deve ser evitada.

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Biografia do Autor

Silvana Barbosa Macêdo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Artes, Departamento de Artes Visuais

Possui (mestrado) MA Fine Arts - University of Northumbria at Newcastle (1999) e PhD Fine Arts - University of Northumbria at Newcastle(2003). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Video Arte, Ciberarte e Pintura, atuando principalmente nos seguintes temas: colaboração, arte e ciência, alegoria e arte digital. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5051256206177575

Diana Maria Gallicchio Domingues, Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Brasil

Diana Maria Gallicchio Domingues concluiu o Pós-Doutorado na Université Paris VIII, França, ATI e Technologies de L´Image; INREV, Image Numérique et Réalité Virtuelle, em 2003 e o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1993. Atualmente é professora titular da Universidade de Caxias do Sul e pesquisadora PQ CNPq 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Artista e teórica com pesquisas em ciberarte e cibercomunicação, ambientes interativos, imersivos, software art, com interfaces móveis e ambientes autônomos. Autora e organizadora de livros como Criação e Poéticas Digitais, EDUCS, 2005; Arte e Vida no Século XXI: Tecnologia, ciência e criatividade, UNESP, 2003; Criação e Interatividade na Ciberarte, Experimento, 2002; A Arte no Século XXI: a humanização das tecnologias, UNESP, 1997. Textos publicados no Brasil e no exterior, entre eles Leonardo e Digital Creativity. Orientou 2 dissertações de mestrado e co-orientou 1, co-orientou 4 teses de doutorado, além de ter orientado mais de 86 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Artes, Ciência da Computação e Comunicação. Mais de 130 exposições coletivas e 40 individuais. Em suas atividades profissionais interagiu com 70 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5043080196932200

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Publicado

2007-08-06

Edição

Seção

Artigos | Articles