Entre o Borralho e o Divino: a emergência musical da “periferia”

Autores

  • Felipe da Costa Trotta Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

música popular, periferia, telenovela.

Resumo

A periferia está em evidência em diversos discursos midiáticos e sociais no Brasil e no mundo. Este texto busca discutir o papel da música no processamento dessa emergência da periferia a partir da análise de alguns exemplos das trilhas sonoras das novelas Cheias de charme (Globo, 2012, 19h00) e Avenida Brasil (Globo, 2012, 21h00). Argumenta-se que, apesar de suas diversificadas sonoridades e conteúdos, a circulação de músicas em larga escala em torno da ideia de periferia estabelece uma continuidade entre esse vocábulo e uma (re)posição política dos setores “populares”. A “periferia” é um termo que aparece positivado no repertório musical compartilhado e a partir dessa positivação articula tensões e enfrentamentos sociais variados. As músicas são formas de pensamento e ação no mundo que negociam valores e ideias. Nesse caso, as músicas periféricas, de massa, produzem modos de elaborar assimetrias de poder e pertencimentos sociais hierarquizados.

 

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Biografia do Autor

Felipe da Costa Trotta, Universidade Federal Fluminense - UFF

É docente do Departamento de Estudos Culturais e Mídia  e do PPG em Comunicação da UFF, doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ, 2006) e mestre em Musicologia (UNIRIO, 2001). Pesquisador do CNPq desde 2011, dedica-se à interface entre música popular e comunicação.

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Publicado

2013-12-04

Edição

Seção

Artigos | Articles