A censura e o uso dos prazeres: comunicação sob constrição

Autores

  • Mayra Rodrigues Gomes Universidade de São Paulo (USP), Escola de Comunicações e Artes (ECA), Departamento de Jornalismo e Editoração - Brasil

Palavras-chave:

censura, prazeres, corpos, disciplina, funcionalidade

Resumo

O presente artigo traz reflexões sobre os resultados parciais do trabalho de pesquisa desenvolvido em relação às expressões censuradas em peças teatrais, a partir do arquivo Miroel Silveira, que contém os processos de censura ao teatro, de 1925 a 1968. No presente estágio da pesquisa, foi possível constatar que a censura privilegiou termos relacionados à condução do corpo — exposição, gestos, trajes, sexualidade —, de um ponto de vista moral. Tornou-se necessário, portanto, um esforço para abarcar motivos e implicações desse tipo de intervenção, esforço aqui apresentado.

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Biografia do Autor

Mayra Rodrigues Gomes, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Comunicações e Artes (ECA), Departamento de Jornalismo e Editoração - Brasil

Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992), Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1997), Pós-Doutorado pela PUC/SP (1999), Livre Docência pela USP (2003). Exerce a função de Professor Associado da Universidade de São Paulo junto ao Departamento de Jornalismo e Editoração.Atua nas áreas de Teoria da Comunicação, Filosofia da Linguagem, Psicanálise, tendo a produção midiática como foco de reflexão. É pesquisadora, líder de linha de pesquisa, de Projeto Temático com apoio da FAPESP. É líder de projeto de pesquisa que se configura como proposta pedagógica para as disciplinas que ministra na graduação, proposta que conta com apoio do CNPq. Última atualização do currículo em 23/09/2008 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8147720106880868

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Publicado

2007-10-05

Edição

Seção

Artigos | Articles