O amor virtual como instância de empreendedorismo e de reificação

Autores/as

  • Julio Cesar Lemes de Castro Universidade de São Paulo

Palabras clave:

amor virtual, empreendedorismo, reificação, neoliberalismo, Foucault, Honneth

Resumen

Na sociedade contemporânea, observa-se em várias frentes uma valorização do empreendedorismo, no sentido de um aparente fortalecimento da agência subjetiva. A contrapartida disso é um movimento de reificação, que conta com o engajamento do próprio sujeito. Essas tendências, também presentes na cibercultura de modo geral, são ilustradas pelo fenômeno do amor virtual: a multiplicação de opções amorosas e o declínio de modelos externos padronizados dão em tese a cada um a possibilidade de maior iniciativa, contrabalançada pela propensão a objetivar-se e objetivar o outro.

Biografía del autor/a

Julio Cesar Lemes de Castro, Universidade de São Paulo

Pesquisador de pós-doutorado em Psicologia Social no Instituto de Psicologia da USP. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Publicado

2014-06-06

Cómo citar

Castro, J. C. L. de. (2014). O amor virtual como instância de empreendedorismo e de reificação. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (27). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/15069

Número

Sección

Artigos | Articles