Imagem-performada e imagem-atestação: o documentário brasileiro e a reemergência dos espectros da ditadura

Autores

  • Andrea França Martins PUC-Rio
  • Patricia Machado ECO-UFRJ

Palavras-chave:

documentário, imagem de arquivo, ditadura

Resumo

A reivindicação da memória da Ditadura Civil-Militar no cinema brasileiro contemporâneo se intensifica. Este artigo retoma documentários da década de 1980, ideias e autores já explorados anteriormente para se ater à discussão do uso de depoimentos e imagens da época da ditadura na produção audiovisual recente e ainda seu modo de assumir performativamente a falta – de documentos, de memória, de imagens. Uma longa viagem e Que bom te ver viva (ambos de Lucia Murat), entre outros, serão analisados a partir dessas questões.

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Biografia do Autor

Andrea França Martins, PUC-Rio

Profa. do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, na Linha Comunicação e Experiência. Pesquisadora do CNPq.

Patricia Machado, ECO-UFRJ

Doutoranda com a pesquisa " Cineastas trapeiros e as memórias das ditaduras latino-americanas"

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Publicado

2014-12-13

Edição

Seção

Artigos | Articles