Humberto Mauro e o cinema como construção da memória

Autores

  • Paola Prestes Penney Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP

Palavras-chave:

Humberto Mauro, cinema, Eduardo Morettin

Resumo

A resenha trata do livro Humberto Mauro, Cinema, História, no qual Eduardo Morettin estuda dois filmes de Mauro, Descobrimento do Brasil (1937) e Os Bandeirantes (1940), articulando-os com o momento histórico em que são feitos, o início do Estado Novo comandado por Getúlio Vargas.

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Biografia do Autor

Paola Prestes Penney, Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP

Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela mesma universidade (dissertação: Poesia audiovisual: Narrativas poéticas no cinema documentário de Werner Herzog, 2012), graduação em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP-SP) e pós-graduação em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Dirige a produtora independente Serena Filmes (São Paulo) desde 2001. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Cinema Documentário. Participou do Programa Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), onde também tem coordenado e ministrado o curso de Cinema Documentário, desde 2012. Tem lecionado e dado oficinas e seminários nos cursos de pós-graduação de Rádio e TV da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Branding do Istituto Europeo di Design (IED) e no SESC. Em 2014, começa a dar a disciplina Desenvolvimento de Projeto na pós-graduação em Cinema Documentário da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

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Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Resenhas | Reviews