Pós-História e Pós-Modernidade. Dois conceitos-chave da filosofia da cultura crítica e de Vilém Flusser e sua análise contemporânea da mídia e das imagens técnicas
Palavras-chave:
Pós-História, pós-modernidade, Vilém Flusser, imagens técnicasResumo
Vilém Flusser ficou conhecido pelo conceito de pós-história, utilizado pela primeira vez em 1967, intitulando um livro de 1982. A pós-história de Flusser não é idêntica ao conceito de pós-modernidade, desenvolvido em 1979 por Jean-François Lyotard, que fez carreira a partir do início dos anos de 1980. Entretanto, em 1985, após visitar a exposição inaugural do Centre Pompidou em Paris sobre as novas tecnologias, organizado por Lyotard, Flusser se apropriou do conceito de pós-modernidade. Publicou até três artigos sobre o assunto que, porém, não receberam a devida atenção. A relevância para a comunicação cresce ainda pelo fato de que Lyotard, na sua exposição, utilizou como princípio organizador a famosa fórmula de Lasswell – Who says what in which channel to whom with what effect?. A reflexão dada por Flusser sobre as novas tecnologias ganha assim uma nova contextualização teórica.
Metrics
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.