Os framings da violência sexual infanto-juvenil em webnotícias: estudo de caso no G1 e Folha.com

Autores

  • Dayanne Pereira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Giovandro Marcus Ferreira UFBA

Palavras-chave:

Framing, Agenda-setting, Violência sexual infanto-juvenil, Folha.com, G1.

Resumo

O artigo tem como objetivo fazer uma análise pelo viés de framings para verificar como ocorre a cobertura noticiosa da violência sexual infanto-juvenil no G1 e Folha.com, no período de 2009 a 2011. A pesquisa tem como hipótese inicial que as notícias factuais sobre o tema não apresentam uma contextualização necessária para a compreensão do fenômeno violência sexual infanto-juvenil enquanto acontecimento noticioso. As webnotícias são analisadas de forma quantitativa e qualitativa e segmentadas nos tipos de framing (de conflito, responsabilidade, interesse humano, consequências econômicas e moralidade) propostos por Semetko e Valkenburg (2000). Os resultados revelam que a temática é recorrente nos sites analisados através do viés factual; no entanto, o viés do acontecimento noticioso preventivo, conceitual e estatístico é ainda pouco explorado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dayanne Pereira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Jornalista pela Faculdade da Cidade do Salvador (2010) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (2013) pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Bahia (PósCom - UFBA). Interesses de pesquisa nas áreas: análise do discurso de produtos e linguagens da cultura mediática, webjornalismo e cobertura jornalística sobre infância e adolescência. É pesquisadora no grupo Análise do Discurso e Mídia (CEPAD) (criado em 2002) e coordenado pelo prof. Dr. Giovandro Ferreira.

Giovandro Marcus Ferreira, UFBA

Professor Associado IV da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Midia (CEPAD) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Fez o doutorado e mestrado em Ciências da Informação Medias, no Institut Français de Presse et Communication (Université Paris 2 Panthéon-Assas), graduou-se em Comunicação Social (Jornalismo) na Universidade Federal do Espírito Santo e em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: história dos paradigmas da comunicação, história dos paradigmas do jornalismo e discurso e mídia. Pesquisador com Bolsa Produtividade do CNPq (Pq).

Downloads

Publicado

2015-10-13

Edição

Seção

Artigos | Articles