A cultura cinematográfica nas exposições universais: modernidade e tradição na Paris de 1925

Autores

  • Eduardo Victorio Morettin ECA, USP, São Paulo, SP

Palavras-chave:

cinema e história, história do cinema, exposições universais

Resumo

O artigo pretende analisar a presença do cinema na Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, realizada em Paris em 1925. Na década de 1920, consolidando-se como meio de comunicação de massa, ele passou a ser utilizado cada vez mais como “vitrine” em que a nação projeta as virtudes nacionais a serem celebradas em um cenário marcado pela corrida imperialista. Neste caso específico, os discursos da modernidade e da tradição conciliaram-se a fim de celebrar o caráter nacional francês dentro de um quadro marcado pela afirmação cultural do cinema.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Victorio Morettin, ECA, USP, São Paulo, SP

Professor de História do Audiovisual na Escola de Comunicações e Artes da USP

Downloads

Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Artigos | Articles