Dispositivo midiático de participação nas interações transmídias: explorando o conceito a partir das ações da Rede Globo no seriado Malhação

Autores

  • Yvana Carla Fechine de Brito UFPE, Recife, PE
  • Diego Gouveia Moreira UFPE, Recife, PE

Palavras-chave:

transmidiação, cultura participativa, dispositivo.

Resumo

A transmidiação é um modelo de produção orientado pela distribuição em distintas mídias e plataformas tecnológicas de conteúdos associados entre si e cuja articulação depende do engajamento proposto ao consumidor. As ações transmídias dependem da disposição do público para, de um lado, buscar e correlacionar os conteúdos midiáticos e, de outro, comentar, compartilhar e intervir diretamente nos produtos ofertados em diferentes plataformas. A participação proposta pelo projeto transmídia precisa, no entanto, estar alinhada com determinados objetivos comunicativos e corporativos.  Para que suas estratégias tenham êxito, os produtores transmídias buscam influenciar o público e manter algum tipo de controle sobre o universo interacional acionado pelo projeto. Os mecanismos de controle, o “gerenciamento” das colaborações e intervenções do público, o “governo” das condutas pressupõem a configuração de um dispositivo midiático de participação e é este conceito que pretendemos aqui explorar.

 

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Biografia do Autor

Yvana Carla Fechine de Brito, UFPE, Recife, PE

Jornalista e professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Publicou, entre outros, Televisão e Presença: uma abordagem semiótica da transmissão direta (2008). É editora e coautora de Fim da Televisão (Confraria dos Ventos, 2014). É pesquisadora associada ao Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva (OBITEL Brasil).

yvanafechine@uol.com.br

Diego Gouveia Moreira, UFPE, Recife, PE

Jornalista, mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. É pesquisador associado ao Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva (OBITEL Brasil).

dgmgouveia@gmail.com

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Publicado

2015-11-12

Edição

Seção

Artigos | Articles