Cosplay e cosplayers: quando a cultura pop é levada a sério

Autores/as

  • Barbara Heller Universidade Paulista

Palabras clave:

cosplay, animês, flânerie, consumo, memória

Resumen

Cena Cosplay: comunicação, consumo, memória nas culturas juvenis, organizado por Monica Rebecca Ferrari Nunes, apresenta os resultados de pesquisa com financiamento do CNPq levado a termo por investigadores que a autora coordena no grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, - SP. Dividido em sete partes, além da apresentação, o livro trabalha em mão dupla: as memórias das narrativas que despertaram o interesse para a prática cosplay e seu “inverso”, isto é, as estratégias pelas quais a cena cosplay garante sua memória nas culturas juvenis. Iuri Lotman, Paul Zumthor, Marshall McLuhan, Monica Rebecca Ferrari Nunes, Roger Silverstone, Mircea Eliade, entre outros, dão sustentação teórica às conclusões dos dez autores dos capítulos que frequentaram, entre 2012 e início de 2014, os eventos dos animês em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória.

 

Biografía del autor/a

Barbara Heller, Universidade Paulista

Barbara Heller é docente do PPGCOM da Universidade Paulista (Unip). É pós-doutora em Comunicação pela Universidade Metodista e pela Universidade de São Paulo e doutora em Teoria Literária pela Unicamp.

Publicado

2016-06-29

Cómo citar

Heller, B. (2016). Cosplay e cosplayers: quando a cultura pop é levada a sério. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (32). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/26060

Número

Sección

Resenhas | Reviews