Em torno das definições do expressionismo: o gênero fantástico em filmes da República de Weimar

Autores

  • Laura Loguercio Canepa Universidade Anhembi Morumbi

Palavras-chave:

silent movies, expressionism, fantastic cinema

Resumo

O trabalho propõe breves análises dos filmes fantásticos “Die Puppe” (1919), “Orlacs Hande” (1924), “Das Waxfigurenncabinett” (1924) e, principalmente, “Schatten” (1923), realizados na República de Weimar, colocando em questão, a partir deles, as principais definições do chamado cinema expressionista alemão. O objetivo é sugerir a possibilidade de olhar-se para esses filmes e para alguns de seus contemporâneos como representantes de uma vertente fantástica ligada ao expressionismo (mas também a outras fontes) que usa a ironia e a autoconsciência de maneira que a memória histórica sobre os filmes do período muitas vezes tentou ignorar.

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Biografia do Autor

Laura Loguercio Canepa, Universidade Anhembi Morumbi

Laura Loguercio Cánepa é doutora em Multimeios pelo IAR-Unicamp (2008), mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2002) e graduada em Jornalismo pela FABICO-URFGS (1996). Atualmente, é professora do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Foi coordenadora dos cursos de Realização Audiovisual da Unisinos - RS (2006/2008) e Jornalismo da FIZO -SP (2005).

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Publicado

2010-07-24

Edição

Seção

Dossiê | Dossier