ELA, NÓS: tecnologia, afeto e sociabilidades na contemporaneidade

Autores

  • Sandra Fischer Universidade Tuiuti do Paraná
  • Kati Caetano UTP, Curitiba, PR

Palavras-chave:

interface homem/máquina, técnica/tecnologia, ELA, sociabilidade e afetos

Resumo

O artigo, tomando como objeto o filme ELA (HER, Spike Jonze; 2013, EUA), trata da interface homem/máquina e dos desdobramentos concernentes às relações entre o elemento humano e o advento da técnica. O intuito principal é refletir sobre a abordagem conceitual do termo “técnica” e sua interpretação em práticas culturais da contemporaneidade, considerando questões atinentes a afetos e sociabilidades. O direcionamento teórico-analítico orienta-se a partir de conceitos da sociossemiótica e de estudos e reflexões de Martin Heidegger, filósofo alemão que se debruça sobre a problemática da técnica moderna no momento em que a sociedade assiste à redução das distâncias e aos efeitos de presença daí decorrentes, fenômeno que tende a ser vivenciado de forma ambígua, misturando sensações de receio e de encantamento.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-doutora pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP) até outubro de 2015. E-mail: sandrafischer@ uol.com.br

Kati Caetano, UTP, Curitiba, PR

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP); pós-doutora em Semiótica e em Comunicação (França). Docente e pesquisadora vinculada ao PPGCom/UTP; líder do Grupo de Pesquisa INCOM/CNPq. E-mail: katicaetano@hotmail.com

Downloads

Publicado

2016-12-04

Edição

Seção

Artigos | Articles