A Animação do Cinema

Autores

  • Alan Cholodenko Departamento de História da Arte e Estudos Cinematográficos da Universidade de Sydney

Palavras-chave:

Émile Reynaud, Théâtre Optique, animação, cinema

Resumo

Este ensaio procura reavivar o nome, a obra e as realizações do mais significante pioneiro animador do filme, na melhor das hipóteses, marginalizado e, na pior, apagado pelos Film Studies e Animation Studies de língua inglesa: Émile Reynaud. Ele ganhou o Prêmio McLaren-Lambart da Society for Animation Studies (SAS) de melhor ensaio. E continua seu trabalho autoral sobre teorizações da animação, iniciado em 1991, quando organizou A Ilusão da Vida: Ensaios sobre Animação, a primeira antologia do mundo com ensaios acadêmicos teorizando animação. 

Metrics

PDF views
503
Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202644
|

Biografia do Autor

Alan Cholodenko, Departamento de História da Arte e Estudos Cinematográficos da Universidade de Sydney

Senior Lecturer em Estudos Fílmicos e de Animação, junto ao Departamento de História da Arte e Estudos Cinematográficos da Universidade de Sydney, onde é atualmente Honorary Associate, é pioneiro na articulação da teoria cinematográfica, teoria da animação e do pensamento francês “pós-estruturalista” e “pós-modernista”. Organizou The Evil Demon of Images, de Jean Baudrillard (Power Institute Publications, 1987); The Illusion of Life: Essays on Animation, o primeiro livro de ensaios acadêmicos teorizando animação do mundo (Power Publications in association with the Australian Film Commission, 1991); Mass Mediauras: Form, Technics, Media, de Samuel Weber (Power Publications and Stanford University Press, 1996); e The Illusion of Life 2: More Essays on Animation (Power Publications, 2007). 

Downloads

Publicado

2017-03-30

Edição

Seção

Artigos | Articles