Mudar para permanecer o mesmo: marcas de um discurso de autolegitimação jornalística na história

Autores

  • Bruno Souza Leal UFMG
  • Nuno Manna UFMG
  • Phellipy Jácome UFMG

Palavras-chave:

Jornalismo, Historicidade, Discurso de Autolegitimação

Resumo

Este artigo busca caracterizar indícios do discurso de autolegitimação de mídias informativas e as relações que ele estabelece com a historicidade e demais dimensões temporais presentes no jornalismo. Nesse esforço de caracterização, recupera-se um conjunto de falas institucionais de agentes jornalísticos brasileiros sobre si mesmos, especialmente aquelas vinculadas às reformas editoriais de jornais diários impressos na chamada modernização da imprensa. Tal como em outros textos de caráter normativo, percebemos uma simplificação da historicidade dos fenômenos jornalísticos, na medida em que esse discurso se baseia na (re) afirmação dos mesmos valores e princípios na história. 

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Biografia do Autor

Bruno Souza Leal, UFMG

Professor no departamento de Comunicação Social da UFMG 

Nuno Manna, UFMG

Doutor em Comunicação Social pelo PPGCOM UFMG

Phellipy Jácome, UFMG

Doutorando em Comunicação Social pelo PPGCOM UFMG.

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Publicado

2017-03-30

Edição

Seção

Artigos | Articles