Idade penal no jornalismo de referência: os sentidos centrais na cobertura do debate sobre redução da maioridade penal

Autores

  • Anelise Schütz Dias Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Membro do Nupejor (Núcleo de Pesquisa em Jornalismo) – UFRGS/CNPq. Bolsista Capes.

Palavras-chave:

Jornalismo. Segurança Pública. Redução da maioridade penal. Análise do Discurso.

Resumo

O artigo se vale de uma perspectiva discursiva para compreender os fenômenos que envolvem jornalismo e segurança pública. Para tal, analisamos os núcleos de sentido que mais apareceram no discurso jornalístico de referência no debate sobre redução da maioridade penal, estimulado, dentre outros fatores, pela votação da PEC 171/1993. A observação foi realizada no período de 01 de junho a 05 de julho de 2015 nos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo. As sequências discursivas extraídas de 60 reportagens apontaram para quatro núcleos de sentido principais: disputa política/barganha/alianças temporárias; falhas no ECA/no sistema socioeducativo; violência dos “menores” x violência contra os “menores”; e ausência de dados nacionais para o debate sobre a redução da idade penal.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anelise Schütz Dias, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Membro do Nupejor (Núcleo de Pesquisa em Jornalismo) – UFRGS/CNPq. Bolsista Capes.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Membro do Nupejor (Núcleo de Pesquisa em Jornalismo) – UFRGS/CNPq. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2017-03-30

Edição

Seção

Artigos | Articles