Cartografando controvérsias com as plataformas digitais: apontamentos teórico-metodológicos

Autores

  • Carlos Frederico de Brito d'Andréa Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

controvérsia, métodos digitais, plataforma, Teoria Ator-Rede, STS

Resumo

Neste artigo propomos sistematizar e problematizar um conjunto de discussões sobre as especificidades teórico-metodológicas dos estudos de controvérsias em plataformas digitais. Em diálogo com autores que articulam os estudos sociais de Ciência e Tecnologia (STS, em inglês), a Teoria Ator-Rede e os estudos em internet, chamamos a atenção, entre outros aspectos, para as dimensões materiais e políticas da formação do social (LATOUR, 2012) em artefatos tecnológicos como o Twitter, Facebook e Wikipedia. Iniciamos o artigo com uma revisão do conceito de controvérsia para, em seguida, enfocar as singularidades dos momentos de disputas e conflitos que se constituem com as plataformas digitais. Em seguida, apresentamos a perspectiva dos “métodos digitais” (ROGERS, 2016) e estudos de caso que dialogam com a perspectiva do “empiricismo radical” descrita por Marres (2015). Por fim, discutimos como a cada vez mais evidente dimensão tecnopolítica da “plataformização da web” (HELMOND, 2015) traz novos desa os para as pesquisas sobre o tema. 

 

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Biografia do Autor

Carlos Frederico de Brito d'Andréa, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Estudos Linguísticos (Poslin/UFMG). Em 2017/2018, é pesquisador visitante na Universidade de Amsterdã, na Holanda (bolsa CAPES de Pós-Doutorado no exterior - Processo 88881.119913/2016-01). Suas pesquisas têm apoio do CNPq (edital Universal 2016) e Fapemig (Demanda Universal 2016). E-mail: carlosfbd@gmail.com

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos | Articles