Estratégias enunciativas de subversão da espacialidade nos jogos eletrônicos Portal, Antichamber e Monument Valley

Autores

Palavras-chave:

enunciação espacial, linguagem audiovisual, meios digitais, jogos eletrônicos.

Resumo

As estratégias enunciativas de projeções espaciais não referenciadas no mundo natural presentes em jogos eletrônicos são o objeto de análise deste trabalho. Sob a perspectiva da semiótica discursiva e estudos da linguagem audiovisual, busca-se compreender as lógicas de produção de sentido nas projeções espaciais dos jogos Portal, Antichamber e Monument Valley. As análises indicam que as imagens sintetizadas ampliam e subvertem a lógica perspectivista na representação da espacialidade e engendram regras de jogabilidade a partir de uma homologação parcial entre os regimes de interação do espaço enunciado com o do espaço da enunciação.

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Biografia do Autor

Ana Silvia Lopes Davi Médola, Universidade Estadual Paulista

Livre-Docente em Comunicação Televisual pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente do Departamento de Comunicação Social – Curso de Radialismo – e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Líder do Grupo de Estudos Audiovisuais (GEA).

Bruno Jareta de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membro do Grupo de Estudos Audiovisuais (GEA).

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Publicado

2019-06-15

Edição

Seção

Artigos | Articles