O corpo nas imagens da guerra colonial portuguesa: subjetividades em análise

Autores

  • Clara Roldão Pinto Caldeira Universidade Católica Portuguesa

Palavras-chave:

guerra colonial portuguesa, representações do corpo, fotografia, Estudos Visuais.

Resumo

Este artigo analisa a representação dos corpos em imagens fotográficas produzidas no contexto da Guerra Colonial Portuguesa, por militares portugueses, que os retratavam e também à população local. Partindo da ideia do corpo como elemento constituinte da subjetividade, estas imagens estabelecem-se como territórios de tensão e negociação das complexas identidades em causa. A análise terá em conta os regimes visuais dominantes que contextualizam estas fotografias, nomeadamente através de uma arqueologia do seu campo imagético, mobilizando o binômio retrato honorífico/retrato disciplinar. Consideram-se ainda as possibilidades de resistência às convenções representativas no espaço fotográfico, e os processos de performatividade hermenêutica que incluem também o espectador actual destas imagens, na articulação entre memória e fotografia. 

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Biografia do Autor

Clara Roldão Pinto Caldeira, Universidade Católica Portuguesa

Clara Roldão Pinto Caldeira está a fazer o doutoramento em Estudos de Cultura na Universidade Católica Portuguesa (The Lisbon Consortium) em duplo grau com a PUC-Rio. É formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, com mestrado em Jornalismo. Trabalhou como jornalista na área cultural em televisão, produtora e gestora de conteúdos online e tradutora freelancer.  Encontra-se a desenvolver a tese "Fotografia da Guerra Colonial Portuguesa: memórias visuais", refletindo obre a relação entre fotografia e memória, analisando imagens de imprensa da época e arquivos privados de ex-combatentes portugueses.

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Publicado

2019-02-23

Edição

Seção

Artigos | Articles