O sound design de Alan Splet para David Lynch sob a perspectiva do horror fílmico

Autores

Palavras-chave:

cinema, TV, sound design, horror fílmico, Alan Splet, David Lynch.

Resumo

O sound designer americano Alan Splet (1939-1994) participou da produção de 25 filmes. Com o diretor David Lynch, criou efeitos sonoros e ambiências mais livres de vínculos com a verossimilhança. Eles trabalharam juntos no curta-metragem The grandmother (1970) e nos longas-metragens Eraserhead (1977), O homem elefante (The elephant man, 1980), Duna (Dune, 1984) e Veludo azul (Blue velvet, 1986). A forte influência surrealista na filmografia de Lynch estimulou soluções de Splet que se assemelham ao trabalho de som do gênero cinematográfico do horror, o que se reconhece até na recente temporada de 2017 da série de TV Twin Peaks, com direção e sound design do próprio cineasta. Este artigo aborda os procedimentos de edição de som mais usuais na filmografia desse gênero, comparados
à edição de efeitos sonoros desse sound designer.

Metrics

PDF views
603
Nov 07 '19Nov 10 '19Nov 13 '19Nov 16 '19Nov 19 '19Nov 22 '19Nov 25 '19Nov 28 '19Dec 01 '19Dec 04 '1927
| |

Downloads

Publicado

2019-11-07

Edição

Seção

Artigos | Articles