Algoritmos racistas: a hiper-ritualização da solidão da mulher negra em bancos de imagens digitais

Autores

  • Fernanda Carrera Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Denise Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

algoritmos, bancos de imagem, racismo, feminismo negro

Resumo

Reconhecendo a importância das discussões a respeito dos algoritmos em mecanismos de busca e seus vieses possivelmente discriminatórios e racistas, este trabalho analisa três bancos de imagens digitais e seus resultados para as palavras-chave “family”, “black family” e “white family”. Com base no conceito de “hiper-ritualização” de gênero de Erving Goffman (1979), estuda-se aqui se a perspectiva imagética de família (mulher, homem, filho e filha) se aplica para o contexto negro ou, ao contrário, corrobora para a “solidão da mulher negra”. Analisando comparativamente mais de 2.500 imagens, percebeu-se que as mulheres negras são mais representadas sozinhas com seus filhos do que as mulheres brancas;
a palavra-chave “family” resulta em maioria expressiva de famílias brancas; e a pesquisa por “white family” apresenta mais resultados “infiltrados” de famílias negras como indício de racialização da pesquisa para o algoritmo de busca, que considera a branquitude como normativa e neutralidade.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Carrera, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Denise Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e Mestre em Direito pela USP.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigos | Articles