Gênero midiático, performance e corpos em trânsito: uma análise sobre dissidências da conversação televisiva em canais no YouTube

Autores

Palavras-chave:

gênero televisivo, performance, YouTube.

Resumo

O artigo de cunho analítico propõe reflexão sobre transformações da conversação televisiva operadas no YouTube, com especial interesse em corpos que se posicionam como dissidentes. Toma como objeto empírico três canais – Põe na Roda, Canal das Bee e Drag- se – que tensionam convenções midiáticas de masculinidades e feminilidades na relação com matrizes do talk show e de programas de debate. O estudo aponta lugares de reforço da convenção binária que marca os corpos televisivos, apesar do interesse em identificar lugares de trânsito do YouTube. Apresenta abordagem historicizada do fenômeno, investindo na noção de gênero televisivo como figura de historicidades, em associação ao sentido de performance e relatos de si.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Freire Gutmann, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA.

Edinaldo Mota Junior, Universidade Federal da Bahia.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia.

Fernanda Mauricio da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2019-08-18

Edição

Seção

Dossiê | Dossier