A tradição como problema nos estudos de comunicação: reflexões a partir de Williams e Ricoeur

Autores

Palavras-chave:

tradição, Raymond Williams, Paul Ricoeur

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre a tradição como um problema a ser enfrentado nos estudos em Comunicação. A partir da retomada de dois importantes pensamentos sobre o tema, nas obras de Raymond Williams e de Paul Ricoeur, explicitamos a dimensão interpretativa e os complexos movimentos temporais presentes na tradição. A retomada desses autores, de filiações e preocupações teóricas bem diversas, não visa buscar conexões entre eles, mas mostrar como ambos, a seu modo, entendem a tradição como algo instável, imersa em conflitos epistêmicos, éticos e ideológicos e encontram, na disputa sobre o passado, a configuração do presente e a projeção de futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Souza Leal, UFMG

Doutor em Estudos Literários pela UFMG, professor titular do Departamento de Comunicação/Fafich/UFMG e professor permanente do PPGCOM/UFMG, na linha de pesquisa "Textualidades midiáticas".

Igor Sacramento, Fiocruz/UFRJ

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação em Saúde (Fiocruz).

Downloads

Publicado

2019-08-18

Edição

Seção

Dossiê | Dossier