Políticas de solidariedade em acampamentos de fãs em shows de música pop
Palavras-chave:
cultura pop, performance, acampamento de fãs, solidariedade, gêneroResumo
Debate-se como os acampamentos de fãs em espetáculos de música pop internacionais que passam pelo Brasil são emblemáticos para se perceber a colonialidade (QUIJANO, 2010) e a reiteração performática de gestos em torno do fascínio pelo estrangeiro na cultura juvenil brasileira. Postula-se, a partir do debate sobre as Teorias da Performance e dos Estudos Culturais Latino-americanos, que os acampamentos encenam disputas, mas também solidariedade nas relações de vulnerabilidade e aliança (BUTLER, 2018) entre fãs de cultura pop no Brasil. A partir de três acampamentos de fãs ocorridos entre os anos de 2013 e 2017, debate-se que o “naturalizado” afeto brasileiro aponta para zonas tensivas da performance de ser fã: o sacrifício e a espera como apontamentos para o merecimento de estar perto da artista; as fabulações sobre o estrangeiro e as dimensões da cultura global no cotidiano e o fascínio pela imagem de poder atrelado a construções de cidadanias parciais de gênero e raça no campo da cultura.
Metrics
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.