Controle via agência em plataformas algorítmicas

Autores

  • Julio Cesar Lemes de Castro Pesquisador de pós-doutorado em Comunicação e Cultura na Uniso, com bolsa PNPD/Capes. Membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP.

Palavras-chave:

controle, agência, vigilância, governança algorítmica, plataformas algorítmicas

Resumo

Este artigo de articulação teórica, baseado em pesquisa bibliográfica, aborda a relação entre controle e agência em plataformas algorítmicas. O controle envolve a coleta e a análise de dados a partir das atividades e interações dos usuários, com o desígnio de discernir padrões e tendências, o que permite antecipar e direcionar comportamentos, correspondendo assim a um aparato de vigilância intensiva e permanente. Ao mesmo tempo, cada usuário possui certo nível de agência, podendo, ao alterar seu curso de ação, influenciar a maneira como ele é apreendido e, portanto, interpelado pela plataforma. Dessa combinação de fatores, emerge um modelo paradigmático de governança algorítmica, consistindo em um modo de controle flexível, modulado de acordo com a agência do usuário, que se expressa na
variabilidade de seu input – em outras palavras, um controle via agência.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julio Cesar Lemes de Castro, Pesquisador de pós-doutorado em Comunicação e Cultura na Uniso, com bolsa PNPD/Capes. Membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP.

Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, pós-doutorado em Psicologia Social na USP e pós-doutorado em Comunicação e Cultura na UFRJ.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Edição

Seção

Artigos | Articles