Lágrimas na chuva: a publicidade no futuro e o futuro da publicidade

Autores

  • João Anzanello Carrascoza Escola Superior de Propaganda e Marketing

Palavras-chave:

comunicação publicitária, literatura, ficção científica, futuro.

Resumo

À beira do segundo decênio do século XXI ainda surgem concepções e representações anacrônicas da publicidade, mesmo depois do aparecimento de obras seminais sobre a sua relevância como texto social, retórica do consumo e “produto” cultural que enuncia os demais produtos. No presente artigo, discutimos a visão preconceituosa e reducionista da publicidade, bem como as formas mutantes e inovadoras que ela tem apresentado nas últimas décadas, somadas às suas configurações tradicionais, visando à sua “permanência” midiática nos tempos vindouros. Para isso, vamos nos valer do romance de ficção científica Lágrimas na chuva, da escritora espanhola Rosa Montero, que apresenta táticas publicitárias utilizadas em 2109, ano no qual se passa a história – quase um século à nossa frente –, além de estudos sobre a história e a linguagem publicitárias. 

Biografia do Autor

João Anzanello Carrascoza, Escola Superior de Propaganda e Marketing

João Anzanello Carrascoza é mestre e doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atua como professor. Também é docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM São Paulo, com pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Investiga as narrativas do consumo e a literatura. Ficcionista, recebeu os prêmios literários Jabuti, Guimarães Rosa, Fundação Biblioteca Nacional e APCA, entre outros.

 

 

 

 

Downloads

Publicado

2020-10-07

Edição

Seção

Artigos | Articles