Pesquisando a pesquisa: uma autorreflexão sobre o campo comunicacional

Autores

Palavras-chave:

metapesquisa, comunicação, Compós.

Resumo

O livro Metapesquisa em Comunicação: o interacional e seu capital teórico nos textos da Compós mostra o resultado da pesquisa coordenada pela professora Dra. Maria Ângela Mattos, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-MG, que efetuou
uma análise da produção científica apresentada em congressos da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) realizados entre 2000 e 2011. A pesquisa buscou compreender como pesquisadores se apropriam do estoque de conhecimento presente na literatura da área para analisar processos, dinâmicas e regimes de interação a partir da identificação de conceitos, objetos, e autores de referência acionados nos artigos apresentados na Compós. Assim, essa pesquisa possibilita verificar o capital teórico a respeito do conceito de interação circulante, legitimado no campo da comunicação, e também reconhecer os problemas e desafios da produção realizada nesse campo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lygia Maria Silva Rocha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Especialista em Jornalismo Cultural pela PUC-SP, mestre em Jornalismo pela UFSC e doutoranda em Comunicação e Semitórica na PUC-SP.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Edição

Seção

Resenhas | Reviews