Interações midiatizadas: aproximações entre midiatização e regimes de interação e sentido

Autores

Palavras-chave:

interações midiatizadas, Jair Bolsonaro, midiatização, regimes de interação e sentido, sociossemiótica.

Resumo

O artigo articula midiatização e interação ao aproximar e tensionar as perspectivas teóricas acerca da midiatização e os regimes de interação e sentido propostos pela sociossemiótica. Assim, considera que a articulação das perspectivas norte-europeias e latino-americanas de midiatização, com os quatro regimes de interação e sentido — programação, manipulação, ajustamento e acidente —, apresenta potencial heurístico para analisar interações midiatizadas. A análise dessas interações se volta para alguns elementos da campanha eleitoral de Jair Bolsonaro à presidência em 2018, destacando as fake news operadas por bots e o episódio da facada ao então candidato. O trabalho conclui, com base nesse caso, que programação, manipulação e acidente tendem a se relacionar com a perspectiva institucionalista da midiatização, centrada na lógica da mídia. Manipulação, ajustamento e acidente tendem a se relacionar com a perspectiva socioconstrutivista, inscrita nas lógicas da midiatização. 

Biografia do Autor

Maria Ângela Mattos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social e da Graduação em Comunicação Social da PUC Minas. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Coordenadora do grupo de pesquisa Campo Comunicacional e suas Interfaces (PUC Minas).

Conrado Moreira Mendes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social e da Graduação em Comunicação Social da PUC Minas. Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela USP. Vice-coordenador do grupo de pesquisa Campo Comunicacional e suas Interfaces (PUC Minas).

Tiago Barcelos Pereira Salgado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Pós-doutorando em Comunicação pela PUC Minas, com bolsa CAPES. Doutor em Comunicação pela UFMG. Pesquisador pelo grupo de pesquisa Campo Comunicacional e suas Interfaces (PUC Minas).

Downloads

Publicado

2021-04-19

Edição

Seção

Artigos | Articles