Coisas que não existem: opapel do som do vento em À sombra do medo

Autores

Palavras-chave:

sound design, horror, cinema iraniano, gênio, vento.

Resumo

O objetivo central deste artigo consiste em analisar os usos expres- sivos do som do vento na produção anglo-jordaniana-qatariana À sombra do medo (2016). Na maioria dos filmes, o vento possui presença discreta, apenas para dar impressão de verossimilhança e reforçar o senso de imersão do espec- tador na diegese. O filme estudado constitui uma exceção, na qual o sopro do vento incorpora um personagem sobrenatural e conduz o espectador, através do desenho de som, a uma experiência de tensão, desconforto e medo, além de simbolizar a repressão política no país. A análise fílmica será precedida por uma breve revisão histórica do papel do som do vento nos filmes.

Biografia do Autor

Rodrigo Carreiro, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM). Doutor e Mestre em Comunicação pela UFPE, com estágio pós-doutoral realizado na Universidade Federal Fluminense (RJ). Bolsista de produtividade Nível 2 do CNPq.

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Publicado

2021-07-07

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Artigos | Articles