Midialidade: a esfera cultural-simbólica da prática social
Palavras-chave:
midialidade, midialogia, teoria crítica, competência da mídia, contexto conceitual.Resumo
Considerado o aumento da complexidade prática das paisagens midiáticas, a complexidade teórica da comunicação midiática tem que ser ampliada (no horizonte e na moldura) e aprofundada (foco) – especialmente para cumprir a missão de aprimorar a qualidade dessa ciência: gerando complexidade em um nível de teoria lógica para um assunto que não é um objeto em si mesmo, mas uma metáfora de descrição culturalmente programada: comunicação, cultura, sociedade, etc. A complexidade da comunicação, da mídia ou da sociedade não é um caráter desses construtos em si, mas uma complexidade de pensamento que, na prática, espera-se que seja reduzida, ao passo que na teoria seja produzida. Encarar (mais) a comunicação como uma performance cultural da humanidade e da prática social, e encarar a mídia (mais hermeneuticamente do que tecnicamente) requer conceituar aqueles construtos como modelos de conhecimento, como programas que culturalmente buscam significados conscientes e relevância significativa da vida social. Portanto, é necessário que haja uma mudança de paradigmas de conceitos funcionais e objetivistas para outros que sejam hermeneuticamente abertos – não apenas, mas também para gerar um quadro mais amplo de análise e interpretação das mudanças sociais e culturais, referidas pelo caráter de midialidade da comunicação e da sociedade. As chamadas mídias sociais não são novas mídias, mas mostram tanto a possibilidade, quanto o desafio e a oportunidade de mudança de ordens da mídia. Sem dúvidas, isso requer outros (novos) conceitos de competência da prática social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.