Midialidade: a esfera cultural-simbólica da prática social

Autores

Palavras-chave:

midialidade, midialogia, teoria crítica, competência da mídia, contexto conceitual.

Resumo

 Considerado o aumento da complexidade prática das paisagens midiáticas, a complexidade teórica da comunicação midiática tem que ser ampliada (no horizonte e  na moldura) e aprofundada (foco) – especialmente para cumprir a missão de aprimorar a qualidade dessa ciência: gerando complexidade em um nível de teoria lógica para um assunto que não é um objeto em si mesmo, mas uma metáfora de descrição culturalmente programada: comunicação, cultura, sociedade, etc. A complexidade da comunicação, da mídia ou da sociedade não é um caráter desses construtos em si, mas uma complexidade de pensamento que, na prática, espera-se que seja reduzida, ao passo que na teoria seja produzida. Encarar (mais) a comunicação como uma performance cultural da humanidade e da prática social, e encarar a mídia (mais hermeneuticamente do que tecnicamente) requer conceituar aqueles construtos como modelos de conhecimento, como programas que culturalmente buscam significados conscientes e relevância significativa da vida social. Portanto, é necessário que haja uma mudança de paradigmas de conceitos funcionais e objetivistas para outros que sejam hermeneuticamente abertos – não apenas, mas também para gerar um quadro mais amplo de análise e interpretação das mudanças sociais e culturais, referidas pelo caráter de midialidade da comunicação e da sociedade. As chamadas mídias sociais não são novas mídias, mas mostram tanto a possibilidade, quanto o desafio e a oportunidade de mudança de ordens da mídia. Sem dúvidas, isso requer outros (novos) conceitos de competência da prática social.

Biografia do Autor

Thomas A. Bauer, University of Vienna

Thomas A. Bauer is professor in the Department of Communication of University of Vienna, Austria. His research is in media culture, media education, media literacy studies, social, cultural and media change, transcultural communication, interreligious dialogue, media philosophy, media theory, and epistemology for social sciences. He has published several books and articles both in Austria and abroad. 

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Publicado

2021-04-19

Edição

Seção

Artigos | Articles