Sete pontos para compreender o neomaterialismo

Autores

Palavras-chave:

neomaterialismo, comunicação, epistemologia

Resumo

Esse texto é uma resposta ao artigo “Neomaterialismo e Antropo-lógicas” (Galáxia, n. 45) feito como uma crítica ao texto “Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital” (Galáxia, n. 43). O nosso entendimento principal é que parte das críticas ao neomaterialismo e ao conceito de antropocentrismo têm sua gênese no desconhecimento das premissas que orientam a virada material nas ciências sociais. Neste sentido, sem entrar em polêmicas desnecessárias sobre as divergências e deficiências dos artigos em debate, procuramos indicar de forma pedagógica sete pontos para compreensão da proposta neomaterialista nos estudos em comunicação. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Lemos, POSCOM/FACOM, UFBA, Salvador, BA

Professor titular da Faculdade de Comunicação da UFBA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, coordenador do Lab404. Pesquisador 1A do CNPq.

Elias Bitencourt, UNEB/POSCOM/FACOM/UFBA

Professor assistente na Universidade do Estado da Bahia e Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, pesquisador do Lab404.

Downloads

Publicado

2021-04-19

Edição

Seção

Artigos | Articles