Análise de fotos de guerra e impactos emocionais decorrentes em termos da atenção visual

Autores

Palavras-chave:

Fotografia de conflito, Reconhecimento facial, emoções, Aby Warburg, vício, Eye tracking

Resumo

O artigo se insere nos estudos sobre “Fórmulas da Emoção da Fotografia de Guerra”, que buscam identificar elementos causadores de impacto emocional nas imagens de conflito contemporâneas, como “fórmulas de pathos” (Aby Warburg). No presente estudo, usamos de forma complementar três experimentos pragmáticos para explorar as reações dos observadores às imagens de conflito: ferramenta de reconhecimento de emoções por expressão facial; questionários de pesquisa quantitativa; e mecanismo de identificação do movimento ocular (Eyetracking). Entre os resultados apresentados, destaca-se a curva crescente de engajamento durante todo o período de apresentação da sequência de imagens, sugerindo a possibilidade de que as imagens criem alguma forma de necessidade. O resultado do estudo com Eyetrack mostrou que o rosto das pessoas retratadas é sempre o foco primordial de atenção.

ABSTRACT – War Photography: An Analysis of their emotions and impact on visual attention -- This article is part of the studies on “Formulas for the Emotion of War Photography”, which seek to identify elements that cause emotional impact in contemporary images of conflict, such as “pathos formula” (Aby Warburg). In the present study, we used in a complementary way three pragmatic experiments to explore the reactions of the observers to the images of conflict: tool for recognizing emotions by facial expression; quantitative research questionnaires; and eye movement identification mechanism (Eyetracking). Among the results presented, the increasing engagement curve stands out during the entire presentation period of the image sequence, suggesting the possibility that the images create some form of addition. The result of the study with Eyetrack showed that the faces of the people portrayed are always the primary focus of attention.

Biografia do Autor

Leao Pinto Serva, ESPM-SP

Diretor de Jornalismo da TV Cultura-SP. Jornalista formado pela PUC-SP, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor de Ética Jornalística e Jornalismo Opinativo na ESPM-SP. Esta pesquisa foi feita com apoio parcial da CAPES e produzida como requisito para reconhecimento de Pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Neurociência Aplicada ao Marketing (NEMA) da ESPM-SP.

Eduardo Eugenio Spers, Universidade de São Paulo (USP)Campus Esalq

Professor titular

Universidade de São Paulo (USP)

Campus Esalq


Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES)

 

Norval Baitello Jr, Programa de Comunicação e Semiótica (COS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Professor Titular no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Comunicação pela Freie Universität, de Berlim.

Carlos Augusto Costa, ISCTE-IUL, Lisboa.

Engenheiro, Ex-coordenador do Laboratório de Neuromarketing da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (FGV-SP), coordenador do Laboratório de Neuromarketing,

Referências

BINDEMANN, M. et al. Face, Body and Center of Gravity Mediate Person Detection in Natural Scenes. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, n.36 (6), p. 1477. Washington, DC: American Psychological Association, 2010.

DARWIN, Charles. A expressão das emoções no homem e nos animais. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

DE WAAL, F. A Era da Empatia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

DIMBERG, U.; THUNBERG, M.; ELMEHED, K. Unconscious facial reactions to emotional facial expressions. Psychological Science 11, pp 86-89. Washington, DC: Association for Psychological Science (APS), 2000.

DUCHENNE, G.-B. Mécanisme de la physionomie humaine, ou Analyse électro-physiologique de l'expression des passions. Paris: Baillière, 1862.

EKMAN, P. Emotions Revealed. Nova York: Times Books, 2003.

FREUD, S. A Cabeça de Medusa. In: CHAVES, E. A cabeça de Medusa, de Sigmund Freud. Clínica & Cultura, v. 2, n. 2, jul.-dez. 2013, p. 91-93. Disponível em: <http://seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/article/download/1938/1698>. Acesso em: 9 mai. 2021.

GALLESE, V. Being like me: self-other identity, mirror neurons, and empathy. In: HURLEY, S.; CHATER, N. (eds.). Perspectives on imitation. Págs. 101-8. Cambridge, EUA: MIT Press, 2005.

GINZBURG, C. Medo, Reverência, Terror. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

GOLDIE, P. The Emotions. Oxford: Oxford University Press, 2000.

HURLEY, S.; CHATER, N. (eds.). Perspectives on imitation. Págs. 101-8. Cambridge, EUA: MIT Press, 2005.

JAMES, W. What is an Emotion? (e-book) Nova York: SimonAndSchuster.com, 2013.

PLUTCHIK, R. What is an Emotion?. The Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied, vol. 61:2, p. 295-303. Londres: Taylor& Francis, 1965. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1080/00223980.1965.10543417>. Acessado em: 26. dez. 2020.

SERVA, L. A “Fórmula da Emoção” na Fotografia de Guerra: Como as imagens de conflitos se relacionam com a tradição iconográfica explorada por Aby Warburg. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, PUC-SP, 2017.

SERVA, L. et al. Fotos de guerras causam dependência? Um estudo com reconhecimento facial de emoções. Discursos Fotográficos, v.16, n.28, jan/jun 2020, p. 66-92. Londrina: UEL, 2020.

SORCI, M., et al. Modelling Human Perception of Static Facial Expressions. Image and Vision Computing, n. 28.5, p. 790-806. Amsterdã: Elsevier, 2010.

TULLIS, T. & WOOD, L. How many users are enough for a card-sorting study. Proceedings UPA, vol. 2004. Minneapolis (EUA): Usability Professionals Association (UPA), 2004.

WARBURG, Aby. A Renovação da Antiguidade Pagã. Rio: Contraponto/Museu de Arte do Rio, 2013.

WARBURG, Aby (2012a). El Atlas de Imágenes Mnemosine, 2 Vols. Org. Linda Báez Rubi. Coyoacan (MEX): UNAM, Instituto de Investigaciones Estéticas, 2012.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos | Articles