A ética da comunicação a partir da abordagem dos conceitos de interesse e uso da linguagem

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Ângela Cristina Salgueiro Marques Faculdade Cásper Líbero

Resumo

O objetivo deste texto é apontar elementos para a construção de uma abordagem da ética da comunicação que se estruture em torno das noções de interesse e de uso reflexivo da linguagem. Em um primeiro momento, e com base nas considerações feitas por Bourdieu, destaca-se que toda troca lingüística existe como ato de fala dentro de um espaço social que só encontra validade se afirma os princípios éticos do campo no qual são proferidos. Em um segundo momento, explora-se, a partir de Habermas, o modo como interações comunicativas podem estabelecer passagens entre interesses particulares e coletivos, dentro de processos práticos de discussão de temas moralmente relevantes para todos. A reflexão que orienta os dois momentos pretende apontar as possibilidades e os dilemas de uma ética da discussão quando se tem em conta os interesses dos agentes sociais nela envolvidos.

Metrics

PDF views
4,536
Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026511
|

Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Faculdade Cásper Líbero

Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (SP).

Downloads

Publicado

2011-10-10

Edição

Seção

Artigos | Articles