A ética da comunicação a partir da abordagem dos conceitos de interesse e uso da linguagem

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Ângela Cristina Salgueiro Marques Faculdade Cásper Líbero

Resumo

O objetivo deste texto é apontar elementos para a construção de uma abordagem da ética da comunicação que se estruture em torno das noções de interesse e de uso reflexivo da linguagem. Em um primeiro momento, e com base nas considerações feitas por Bourdieu, destaca-se que toda troca lingüística existe como ato de fala dentro de um espaço social que só encontra validade se afirma os princípios éticos do campo no qual são proferidos. Em um segundo momento, explora-se, a partir de Habermas, o modo como interações comunicativas podem estabelecer passagens entre interesses particulares e coletivos, dentro de processos práticos de discussão de temas moralmente relevantes para todos. A reflexão que orienta os dois momentos pretende apontar as possibilidades e os dilemas de uma ética da discussão quando se tem em conta os interesses dos agentes sociais nela envolvidos.

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Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Faculdade Cásper Líbero

Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (SP).

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Publicado

2011-10-10

Edição

Seção

Artigos | Articles