Espaço lugar e território no cinema
Palavras-chave:
Cinema, Espaço, Lugar, TerritórioResumo
Em um contexto em que tanto os estudos cinematográficos quanto cineastas de estilos variados conferem importância crescente à dimensão espacial dos filmes, este estudo propõe uma forma singular de enxergar as noções de espaço, lugar e território no campo do cinema. O intuito é não somente evitar mal-entendidos, mas sobretudo dar sustentação conceitual à elaboração de operadores analíticos mais específicos àquilo que se deseja estudar na espacialidade de uma obra cinematográfica.Referências
AUMONT, J. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
AUMONT, J; MARIE, M. L'analyse des films. Paris: Armand Colin, 2004.
______. Dicionário teórico e crítico do cinema. Campinas: Papirus, 2003.
BERQUE, A. Écoumène: introduction à l'étude des milieux humains. Paris: Belin, 1987.
BORDWELL, D; THOMPSON, K. "Space and Narrative in the Films of Ozu", in Screen, n. 17, v. 2, 1976.
BRAKHAGE, S. Essential Brakhage: selected writings on filmmaking. Nova Iorque: Documentext, 2001.
BRAKHAGE, S. Métaphores et vision. Paris: Stan Brakhage / Éditions du Centre Pompidou, 1998.
BRUNO, G. Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture, and Film. Nova Iorque: Verso, 2002.
CASTRO, T. La Pensée cartographique des images: cinéma et culture visuelle. Lyon: Aléas, 2011.
COMOLLI, J.-L. Voir et Pouvoir. L'innocence perdue: cinéma, télévision, fiction, documentaire. Lagrasse: Verdier, 2004.
DARDEL, É. L'Homme et la Terre: nature de la réalité géographique. Paris: CTHS, 1990.
DI MEO, G. L’homme, la Société, l’Espace. Paris: Anthropos, 1991.
DUARTE, F. Crise das matrizes espaciais: arquitetura, cidades, geopolítica, tecnocultura. São Paulo: Perspectiva, 2002.
FAURE, E. "De la Cinéplastique", in L’Arbre d’éden. Paris: Crès, 1922. Disponível em: http ://www.uqac.uquebec.ca/zone30/Classiques_des_sciences_sociales/index.html [consultado em maio de 2015].
GARDIES, A. L'Espace au cinéma. Paris: Méridiens Klincksieck, 1993.
GAUDIN, Antoine. L'Image-espace. Pour une géopoétique du cinéma. Tese de doutorado defendida na Universidade Paris 3, com orientação de Philippe Dubois, 2011.
GINSBURG, C; PONI, C. "La micro-histoire", in Le Débat, n. 10, 1981.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2002.
GRIEVESIN, L; KRAMER, P. (org.). The Silent Cinema Reader. Abingdon-on-Thames, Routledge, 2004.
JAMMER, M. Concepts d'espace: une histoire des théories de l'espace en physique. Paris: Vrin, 2008.
LACOSTE, Y. De la géopolitique aux paysages: dictionnaire de la géographie. Paris: Armand Colin, 2003.
LUSSAULT, M; LÉVY, J. (org.). Dictionnaire de la géographie et de l'espace des sociétés. Paris: Belin, 2013.
LUSSAULT, M; PAQUOT, T; YOUNÈS, C. (org.). Habiter, le propre de l'humain: villes, territoires et philosophie. Paris: La découverte.
MAURY, C. Du parti pris des lieux dans le cinéma contemporain: Akerman, Alonso, Costa, Dumont, Huilet & Straub, Mograbi, Tarr... Paris: Hermann, 2018.
RAFFESTIN, C. Pour une géographie du pouvoir. Paris: Librairies techniques, 1980.
ROLNIK, R. Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. São Paulo: Boitempo, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.