Tremendão e Erasmo Carlos

entre o indivíduo e a celebridade

Autores

  • Marcelo Garson UFRJ

Palavras-chave:

música popular, celebridade, trajetória, juventude, Jovem Guarda

Resumo

O ano de 1965 marca o início da Jovem Guarda, fenômeno midiático que visava construir uma cultura juvenil ao redor da música. Com canções sobre carrões e namoros, fez de jovens artistas celebridades; objetos de culto e modelos de reconhecimento, identificação e conduta. Ao estudar a emergên- cia do Tremendão, alterego de Erasmo Carlos, o texto analisa empiricamente a construção das celebridades; processo que não se esgota em esquemas industriais de produção, mas antes reconstitui e reembala trajetórias de vida singulares para criar um efeito de autenticidade. Apoiado em registros de época — reportagens, canções, capas de disco, fotografias —, bem como entrevistas e biografias, o texto visa problematizar a relação entre o individual e o estrutural, e entre o singular e o massivo.

Biografia do Autor

Marcelo Garson, UFRJ

Doutor em Sociologia pela USP, com pós-doutorado em Comunicação pela UFRJ.

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Publicado

2022-06-22

Edição

Seção

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