Singularidades e diferenças na música pop

Uma revisão do termo world music nas mídias

Autores

  • Herom Vargas Universidade Metodista de S. Paulo - UMESP
  • Nilton Faria de Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

world music; diferenças; gêneros musicais; hibridismos; singularidades

Resumo

A organização da música pop recorre ao termo world music para classificar produções não aderentes ao núcleo Europa/Estados Unidos. Este trabalho propõe três eixos de discussão sobre o uso do world music: a) revisar textos sobre o tema; b) identificar desigualdades narrativas históricas, de âmbito global, que o permeiam; c) análise empírica das obras de três artistas com base na Semiótica da Cultura e contribuições de linhas pós-estruturalista e decolonial para repensar o world music e sua função de forma estética.

Biografia do Autor

Herom Vargas, Universidade Metodista de S. Paulo - UMESP

Professor do Programa de Pós-Graduação em Counicação da Universidade Metodfista de São Palo - UMESP

Nilton Faria de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor, professor da Universidade Federal do Mato Grosso, Brasil

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

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