A narrativa mítica em processos comunicacionais na exposição não consensual de mulheres na internet

Autores

Palavras-chave:

mulheres, mito adâmico, processos comunicacionais, exposição não consensual, internet

Resumo

Este artigo analisa a narrativa mítica adâmica em processos comunicacionais nos quais as mulheres são ameaçadas de ter conteúdos íntimos expostos sem consentimento na internet. Argumentamos que o mito adâmico remonta a ordens axiológicas orientadas para a construção de pensamentos hegemônicos sobre a experiência das mulheres na contemporaneidade, reatualizadas e ritualizadas, com o objetivo de fazer a manutenção do mandato de masculinidade. A análise parte de dados etnográficos, permitindo-nos perceber que as mulheres, dadas as suas interseccionalidades, sofrem sanções sustentadas por imaginários coletivos míticos. Mostramos que o crime de exposição não consensual na internet foge à ordem do íntimo, do privado e das relações interpessoais, para comunicar publicamente e de forma espetacularizada o domínio territorial sobre o corpo das mulheres. Para isso, apontamos processos comunicacionais patriarcais que se traduzem em pelo menos sete aspectos.

Biografia do Autor

Aline Amaral Paz, UFSM

Doutoranda em Comunicação Midiática na linha de Mídia e Estratégias comunicacionais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestra em Comunicação/UFSM. Pesquisadora no grupo Consumo e Culturas Digitais do POSCOM/UFSM e no grupo TELAS - Pesquisa Colaborativa, da Universidade Federal do Pampa.Pós-graduada em Administração e Marketing. Bacharela em comunicação social - Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Criadora e produtora do canal Desfazendo Ideias, no Youtube. Interesses de pesquisa: mídia, consumo, culturas digitais, juventudes, etnografia, gênero, sexualidades, suicídio, violência contra mulheres.

Sandra Rúbia da Silva

Profa. Dra. do Departamento de Ciências da Comunicação Programa de Pós-Graduação em Comunicação UFSM - Universidade Federal de Santa Maria Líder do Grupo de Pesquisa "Consumo e Culturas Digitais"  

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Publicado

2023-03-21

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