Cartografando a[r]tivismos em tempos de [re]existência
Arte e política em tempos sombrios
Palavras-chave:
arte; política; arte e cidade; movimentos artísticos; movimentos sociais.Resumo
A coletânea A[r]tivismos Urbanos: [sobre]vivendo em tempos de urgências propõe refletir sobre as relações entre arte, política e cidade nos últimos anos. Organizado por Cíntia S. Fernandes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Micael Herschmann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rose de Melo Rocha, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e Simone Luci Pereira, da Universidade Paulista (Unip), o livro contém artigos que tratam das distopias políticas contemporâneas, dos debates de gênero e/ou raciais, e da ressignificação da cidade por meio do a[r]tivismo.
Referências
DE MARCHI, L. Da cultura como política aos perigos para as políticas culturais: uma revisão do MinC (2003-2016) e comentários sobre o futuro das políticas culturais. In: MONTEIRO, Lorena M.; SANTANA, Luciana (orgs.). Temerosas transações: ensaios sobre o golpe recente no Brasil. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2017. p. 111-128.
FERNANDES, C.; HERSCHMANN, M.; ROCHA, R. M.; PEREIRA, S. L. A[r]tivismos urbanos: [sobre]vivendo em tempos de urgência. Porto Alegre: Sulinas, 2022.
ROCHA, R. M. Artivismos Musicais de Gênero e suas Interfaces Comunicacionais. 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, 2019, São Paulo [Anais eletrônicos...]. São Paulo: Intercom, 2019. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-1662-1.pdf>. Acesso em 31 ago. 2022.
SEMOVA, D. J. et al. (eds.) La Creatividad activista. In: Entender el Artivismo. Oxford: Peter Lang, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.