A semiótica da marca
The semiotics of the brand
Palavras-chave:
branding; funções narrativas; modelo constitucional; planos da linguagem.Resumo
Este artigo de abordagem pedagógica, inicialmente destinado a leitores não especializados, é uma tentativa de apresentação dos três modelos usualmente utilizados na semiótica da marca, em particular no que diz respeito às problemáticas de gestão da marca: i) os planos e níveis de toda linguagem, ii) o esquema narrativo e iii) o quadrado semiótico. O primeiro se mostra pertinente para ajudar a definir a identidade de uma marca a partir do momento que consideramos que ela é feita de constantes da expressão e de constantes do conteúdo. A segunda permite dar conta do papel que a marca se dota para atingir seu público alvo. A terceira tem a propriedade de dar conta das lógicas de mercado e das relações que as marcas que o compõem mantém entre elas (seus posicionamentos).
Referências
FLOCH, J.-M. Identités visuelles. Paris: Presses Univesitaires de France, 1995, pp. 107-144.
GREIMAS, A.J.; COURTES, J. Sémiotique: dictionnaire raisonné de la théorie du language.
Paris: Hachette, 1986.
PETITIMBERT, J.-P. (Re)penser la marque à l’ère du “post-consumérisme”? Acta Semiotica,
, São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo, 2022, pp. 224-235. Disponível em: <https://actasemiotica.com/index.php/as/
article/view/66>. Acesso em: 29 Dez. 2022.
RIES, A.; TROUT, J. Positioning is a game people play in today’s me-too market place. Industrial
Marketing, Vol. 54, n° 6, Juin 1969, pp. 51-55.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.