A semiótica da marca

The semiotics of the brand

Autores

  • Jean-Paul Petitimbert Ecole Supérieure de Commerce de Paris

Palavras-chave:

branding; funções narrativas; modelo constitucional; planos da linguagem.

Resumo

Este artigo de abordagem pedagógica, inicialmente destinado a leitores não especializados, é uma tentativa de apresentação dos três modelos usualmente utilizados na semiótica da marca, em particular no que diz respeito às problemáticas de gestão da marca: i) os planos e níveis de toda linguagem, ii) o esquema narrativo e iii) o quadrado semiótico. O primeiro se mostra pertinente para ajudar a definir a identidade de uma marca a partir do momento que consideramos que ela é feita de constantes da expressão e de constantes do conteúdo. A segunda permite dar conta do papel que a marca se dota para atingir seu público alvo. A terceira tem a propriedade de dar conta das lógicas de mercado e das relações que as marcas que o compõem mantém entre elas (seus posicionamentos). 

Biografia do Autor

Jean-Paul Petitimbert, Ecole Supérieure de Commerce de Paris

Jean-Paul Petitimbert é consultor de várias marcas do mercado europeu e oriental. Ensina na École Supérieure de Commerce de Paris. Diplomado pela École de Hautes Études Comerciales fez carreira multidisciplinar que se iniciou no domínio da publicidade e continuou a desenvolver-se no âmbito do planejamento estratégico e dos estudos qualitativos. Entre as várias marcas de setores distintos ocupa-se do mercado de luxo e do mercado financeiro. Tem várias contribuições publicadas em que analisa a gestão de marcas e o consumo de produtos nos diferentes mercados. É investigador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas – CPS.

 

Referências

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Publicado

2023-09-18

Edição

Seção

Artigos | Articles