O Audiovisual e Suas Intenções

uma historiografia do telejornalismo brasileiro

Autores

  • Leonardo Todeschini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Palavras-chave:

jornalismo audiovisual, história do jornalismo, educomunicação

Resumo

A professora Beatriz Becker, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), elabora um estudo historiográfico das narrativas jornalísticas em áudio e vídeo no Brasil, do seu início, na primeira metade do século XX, à atualidade. Para isso, a autora recupera os primórdios da história do cinema e do audiovisual, desde a compreensão da sétima arte como um entretenimento circense até o uso político dos cinejornais, a partir da Primeira Guerra Mundial, passando pela popularização da televisão como principal meio de comunicação no Brasil, pelos desafios da era digital, e conclui debruçando-se sobre os efeitos da pandemia de covid-19. A obra permite refletir acerca do desenvolvimento da linguagem jornalística em áudio e vídeo com embasamento histórico, sem nunca se desviar das responsabilidades sociais e éticas que entrecortam o ofício da tradução dos principais eventos da realidade do país e do mundo. 

Referências

BECKER, B. A Construção Audiovisual da Realidade: uma historiografia das narrativas jornalísticas em áudio e vídeo. Rio de Janeiro: Mauad X, 2022.

BECKER, B. Reconfigurações do Jornalismo Audiovisual: um estudo da cobertura do Fantástico da pandemia da covid-19. Revista Lumina, UFJF, v. 15, n. 3, p. 6-22, 2021ª. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br /index.php/lumina/article/view/35300/23823.

CHARTIER, R. A História ou A Leitura do Tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MACHADO, A. Os Anos de Chumbo. Porto Alegre: Sulina, 2006.

MEDINA, C. A Arte de Tecer o Presente, Narrativa e Cotidiano. São Paulo: Summus, 2003.

Downloads

Publicado

2023-09-18

Edição

Seção

Resenhas | Reviews