Estética das identidades:
sobre a política em torno das representações no digital
Palavras-chave:
Estética, Mídias Sociais, Políticas de identidade, LGBTQIA .Resumo
Este texto tem como intuito compreender as políticas de identidade brasileiras que emergem de um incessante jogo midiático, em que causas sociopolíticas são fundidas com opções estéticas oferecidas por rostos falantes de influenciadores e elementos de design em plataformas de mídias sociais. Com isso, a política se funde com a estética, transformando a maneira como se orienta a formação cidadã, principalmente entre jovens e adolescentes. Partindo de discussões clássicas em torno das identidades e da estética entendida como potencial político, observaremos como esses fenômenos aparecem no digital. Para tanto, utilizamos como estudo de caso dois exemplos relacionados à comunidade LGBTQIA+ no Brasil: Rita Von Hunty e Erika Hilton. Como resultado, observamos que a estetização das identidades, apesar de constituir um fenômeno contemporâneo próprio da visualidade dos ambientes digitais analisados, pode também reivindicar espaços de poder em que a imagem tem papel significativo.
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