Regimes de visibilidade na era das mídias sociais

transformações e continuidades

Autores

Palavras-chave:

Regimes de visibilidade, Mídias sociais, Reconhecimento

Resumo

 

 O presente artigo reflete sobre transformações de longo prazo em regimes de visibilidade no ocidente e a crescente necessidade de o indivíduo ser reconhecido no contexto das mídias sociais. Argumenta-se que os desafios enfrentados por pessoas que buscam ser visíveis e reconhecidas nas plataformas de mídia social atualizam dilemas constituintes da subjetividade moderna, assim como introduzem novos elementos ligados ao processo de datificação e aprofundamento do neoliberalismo nas relações sociais. Essas transformações são exploradas por meio do: i) exame de obras que investigam manuais de comportamento e regulação de sentimento publicados nos últimos séculos; ii) da análise de vídeos e tutoriais contemporâneos direcionados a influenciadores digitais e pessoas comuns que buscam ganhar proeminência em mídias sociais. 

Referências

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

ANDACHT, F. Uma aproximação analítica do formato televisual do reality show Big Brother. Galáxia, n.6: 145-164, 2003.

ANG, I. Watching Dallas. Londres: Methuen, 1985.

ARAÚJO, W. Norma algorítmica como técnica de governo em Plataformas Digitais: um estudo da Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube. Revista Fronteiras, 23(1):29-39, 2021.

BALLEYS, C.; MILLERAND, F.; THOËR, C.; DUQUE, N. Searching for Oneself on YouTube: Teenage Peer Socialization and Social Recognition Processes. Social Media + Society, 2020.

BRUNSDON, C. The role of soap opera in the development of feminist television scholarship. In: ALLEN, Robert C. (ed.) To be continued… soap operas around the world, p. 49-65. Londres: Routledge, 1995.

BURKE, P. A fabricação do rei: A construção da imagem pública de Luiz XIV. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1994.

CAMPANELLA, B. Os olhos do grande irmão: uma etnografia dos fãs do Big Brother Brasil.

Porto Alegre: Sulina, 2012.

_______. Reconhecimento datificado em plataformas digitais: lógicas e implicações. Civitas

(Porto Alegre), v. 21, p. 282-292, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.15448/1984-

2021.2.39909>. Data de acesso: 21 out. 2023.

______. From mediated to datafied recognition: The role of social media news feeds.

Communications-European Journal Of Communication Research, v. 47, p. 1-16, 2022.

Disponível em: <https://doi.org/10.1515/commun-2022-0038>. Acesso em: 21 out. 2023.

COULDRY, N. Media Rituals: A critical approach. Oxfordshire: Routledge, 2003.

COULDRY, N.; HEPP, A. The mediated construction of reality. Cambridge: Polity Press, 2017.

COULDRY, N.; MEJIAS, U. Data colonialism: rethinking big data’s relation to the contemporary subject. Television & New Media, Volume: 20 issue: 4, page(s): 336-349, 2019.

DELLER, R. Religion as makeover: Reality, lifestyle and spiritual transformation. International Journal of Cultural Studies, Vol. 18(3), 291–303, 2015.

ELIAS, N. The civilizing process: Sociogenetic and psychogenetic investigations. Oxford, UK: Blackwell Publishing, 2000.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FREIRE FILHO, J. Big Brother Brasil e o valor da autenticidade. In: FRANÇA, Vera; CORRÊA, Laura. (Org.). Mídia, instituições e valores. Belo Horizonte: Autêntica, p. 53-66, 2012.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1983.

HALL, S., DU GAY, P. Questions of cultural identity. Londres: Sage, 1996.

HELLER, D. (Ed.) The Great American Makeover: Television, History, Nation. Nova York: Palgrave Macmillan, 2006.

HONNETH, A. Reification: a new look at an old idea. Oxford: Oxford University Press, 2008.

HUMPHREYS, L. The qualified self: Social media and the accounting of everyday life. Cambridge, MA: MIT Press, 2018.

ILLOUZ, E. O amor nos tempos de capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2011.

JERMYN D. Barefaced: Ageing women stars, ‘no make-up’ photography and authentic selfhood in the 2017 Pirelli calendar. European Journal of Cultural Studies, junho 2020.

KIZILTUNALI, G. Simulated Identities: Social Media and the Reconciliation of the Real and Ideal. Media Psychology Review. [Online] Vol 10(1), 2016.

LEWIS, R.; CHRISTIN, A. Platform drama: “Cancel culture,” celebrity, and the struggle for accountability on YouTube. New Media & Society, 24(7), 1632–1656, 2022.

LIVINGSTONE, S. Taking risky opportunities in youthful content creation: teenagers' use of social networking sites for intimacy, privacy and self-expression. New media & society, 10 (3), pp. 393-411, 2008.

LORENZANA, J. Mediated recognition: The role of Facebook in identity and social formations of Filipino transnationals in Indian cities. New Media & Society, 2016.

MAGALHÃES, J. C. Voice through silence: Algorithmic Visibility, Ordinary Civic Voices and Bottom-up Authoritarianism in the Brazilian Crisis. Tese defendida no Department of Media and Communications of the London School of Economics, Reino Unido, 2019.

MAIA, R. Recognition and the media. Nova York, NY: Palgrave Macmillan, 2014.

MARSHALL, P. D. Celebrity and power: fame in contemporary culture. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.

MILLER, T. Makeover nation. Columbus: The Ohio State University Press, 2008.

NG, E. No Grand Pronouncements Here...: Reflections on Cancel Culture and Digital Media Participation. Television & New Media, 21(6), 621–627, 2020.

NUNES, Whindersson. Curso do Whindersson. Link para o curso acessado em 26 de junho de 2023: https://wnprime.com.br/produto/curso-para-youtuber-do-whindersson-nunes/

POLIVANOV, B.; CARRERA, F. Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffman. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 44, 74-98, 2019.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo, Editora 34, 2009.

READE, J. Keeping it raw on the ‘gram: Authenticity, relatability and digital intimacy in fitness cultures on Instagram. New Media & Society. 23(3), p.535-553, 2021.

ROCHA, D. Reality TV e reality show: ficção e realidade na televisão. E-Compós. v.12, n.3, set./dez. 2009.

SAID, E. Orientalism. Londres: Penguin Books, 2003.

SIMMEL, G. A metrópole e a vida mental. In. Velho, G. (Org.) O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zafar Editores, 1973.

SKEGGS, B. Values beyond value? Is anything beyond the logic of capital?. The British Journal of Sociology, 65: 1-20, 2014.

TAYLOR, C. The ethics of authenticity. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1991.

______. As fontes do self: a construção da identidade moderna. São Paulo: Loyola, 2005.

THUMIM, N. Self-Representation and Digital Culture. New York, NY: Palgrave Macmillan, 2012.

TRILLING, L. Sincerity and Authenticity. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1972.

TURNER, G. Ordinary people and the media: The demotic turn. Londres, England: Sage Publications, 2009.

VAN KRIEKEN, R. Celebrity society. London: Routledge, 2012.

WEBER, B. Makeover TV: Selfhood, citizenship, and celebrity. Durham e Londres: Duke University Press, 2009.

WOUTERS, C. Informalization: Manners and Emotions since 1890. Los Angeles, Londres, Nova Deli e Singapura: Sage, 2007.

Downloads

Publicado

2023-11-15

Edição

Seção

Artigos | Articles