A família Margarina tem melanina?

Análise interseccional semiótica das representações familiares na publicidade

Autores

Palavras-chave:

publicidade, negritude, semiótica, interseccionalidade, representação

Resumo

O artigo discute as representações familiares negras em anúncios de revista e em conteúdos veiculados no Instagram pelas 10 marcas mais valiosas do Brasil, segundo o ranking Interbrand, no intervalo 2018-2020. Por meio da análise interseccional semiótica dos materiais, verificamos como são representadas as famílias negras, sob uma perspectiva de conjugalidade, racialidade e orientação sexual. Os resultados obtidos, apesar de alguns pontos contraintuitivos, comprovam o lugar interseccional do racismo para mulheres negras na perspectiva da solidão, bem como o silenciamento da homoafetividade negra, demonstrando como as representações ainda não contemplam complexidades na identidade negra, limitada a um espaço de diversidade.

Biografia do Autor

Pablo Moreno Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero (Coragem), membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e do Grupo de Pesquisa Bertha.

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Publicado

2024-06-04

Edição

Seção

Artigos | Articles